Maria João Ribeiro
Maria João Ribeiro desde cedo tomou contacto com a cerâmica. Em Moçambique, onde nasceu, frequentou um jardim de infância onde era frequente as crianças trabalharem o barro, explorando essa matéria-prima tão plástica e versátil.
Desde logo começou a fazer pequenos objetos e talvez essa tenha sido a “semente” para a vida. Mais tarde, no liceu, frequentou cerâmica no programa extra-curricular, chegando a ganhar uma menção honrosa nesta atividade.
A vinda para Portugal em 1974 fê-la abandonar a cerâmica, que só viria a retomar anos mais tarde, já depois de licenciada noutra área completamente diferente, Sociologia.
Decidiu ir para o Ar.Co, Escola de Arte e Comunicação, onde esteve quatro anos a aprender, na vertente mais escultórica, que tem vindo a desenvolver. Paralelamente, participou em vários workshops, onde aprendeu e aperfeiçoou outras técnicas , trabalhando com diferentes barros e novas cores.
Quando terminou o curso do Ar.Co, abriu o seu próprio atelier/galeria, no Bairro Alto, em Lisboa, Cerâmica Bairro Alto, onde desenvolve o seu trabalho e dá workshops de cerâmica.
Ao longo dos anos, sempre conciliou o fazer com o ensinar, tanto no seu atelier, como em instituições e escolas públicas e privadas.